Os principais golpes

Central de atendimento falsa

 

Como é

Golpistas entram em contato se passando por falsos funcionários de um banco ou empresa financeira, informando que sua conta foi invadida, clonada ou que teve um problema e, a partir daí, solicita seus dados pessoais e financeiros. 

Pedem até que você ligue na central do banco, no número que aparece atrás do seu cartão, mas continuam na linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, a sua senha quando você a digitar.

 

Como evitar

Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis, para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta. 

Bancos não ligam para clientes pedindo senhas nem números de cartão e também nunca ligam para solicitar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.

Leilão falso

 

Como é

Golpistas criam sites falsos de leilão ou anunciam em sites já existentes todo tipo de produto por preços bem abaixo do mercado

Depois pedem transferências, depósitos e até dinheiro via Pix para assegurar a compra. Geralmente apelam para a urgência em fechar o negócio, dizendo que você pode perder os descontos. 

Mas nunca entregam as mercadorias pagas. Além disso, podem roubar informações importantes, como CPF e número de conta das vítimas.

 

Como evitar

Sempre pesquise sobre a empresa de leilões em sites de reclamação e confira o CNPJ do leiloeiro.


Nunca faça transações financeiras em sites que não tenham o cadeado de segurança no navegador e certificados digitais para transações, nem faça transferências para contas de pessoas físicas.

Golpe no whatsapp

 

Como é

Golpistas descobrem o número do celular e o nome da vítima e tentam cadastrar o WhatsApp da vítima nos aparelhos deles.

Para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança de seis dígitos que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo.

Os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente do site de vendas ou da empresa em que a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro.

Com o código, os bandidos cadastram a conta de WhatsApp em outro celular, têm acesso a todo o histórico de conversas e contatos. E então enviam mensagens para os contatos, passando-se pela pessoa, pedindo dinheiro emprestado.

Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou seus dados por aplicativos de mensagem. Geralmente os golpistas apelam para alguma urgência falsa e pedem depósitos e transferências via Pix para contas de terceiros ou então para pagar alguma conta.

 

Como evitar

Primeiro, proteja o seu WhatsApp de invasões e clonagens. Nas configurações do aplicativo, clique em CONTA, depois em CONFIRMAÇÃO EM DUAS ETAPAS e ative essa funcionalidade de segurança com uma senha.

Nas configurações de privacidade, deixe a sua foto de perfil pública apenas para os seus contatos, assim ninguém a utiliza para golpes.

Nunca compartilhe o código de segurança.

E caso receba mensagens de parentes ou conhecidos pedindo dinheiro emprestado, confirme a identidade de quem está do outro lado.

Roubo de senha bancária

Como é

Golpistas só conseguem entrar em sua conta bancária usando sua senha e seus dados.

 

  • Fingindo trabalhar no banco
  • Olhando você digitar a senha em um caixa
  • Enviando entregadores ou portadores falsos
  • Em maquininhas de pagamento clonadas
  • Roubando seu celular para procurar senhas e números de cartão anotados

Como evitar

Guarde suas senhas com o máximo cuidado, não anote em papéis nem no bloco de notas do celular ou computador.

Use senhas diferentes para cada uma de suas contas e, sempre que possível, use senhas fortes.

Lembre-se de ativar a “autenticação em dois fatores” em sites e aplicativos que permitirem esse recurso.

Links e mensagens falsos

Como é

O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica cometida por golpistas que visa obter as suas senhas e dados pessoais.

Você pode ser vítima de phishing em e-mails, SMS, aplicativos de mensagens como WhatsApp, e redes sociais que te induzem a clicar em links maliciosos.

Também existem páginas falsas na internet que pedem para digitar senhas e dados pessoais.

Os casos mais comuns de phishing são e-mails recebidos de supostos bancos com mensagens que afirmam que sua conta está irregular, ou o cartão ultrapassou o limite, atualização de token ou ainda que existe um novo software de segurança do banco que precisa ser instalado imediatamente pelo usuário.

 

Como evitar

Ao acessar um site, sempre verifique na barra do navegador se o endereço da página de internet está correto. Para garantir, não clique em links: digite o endereço oficial da página que deseja acessar direto no navegador.

Só clique em links ou anexos de e-mails de remetentes conhecidos. Use sistema operacional e antivírus originais e os mantenha sempre atualizados.

Sempre prefira comprar em sites conhecidos, e nunca use computadores públicos para compras virtuais.

Ao receber ligações ou mensagens não informe nenhum código fornecido por SMS, imagem de um QR Code ou código gerado pela sua leitura dele para permitir autenticar alguma operação.

Em caso de dúvida, não clique.

Golpe do boleto falso

Como é

O emissor do boleto falso pode ter várias informações sobre seus dados pessoais e a situação pode ser muito convincente. O boleto pode chegar como uma falsa correspondência bancária ou de uma loja, ou, ainda, no formato eletrônico, em forma de mensagens de SMS, WhatsApp ou e-mail que direcionam para páginas falsas para download de uma fatura.

Os boletos falsos são muito parecidos com os originais.

Quando um boleto adulterado é pago, o valor é direcionado para a conta do fraudador ao invés do verdadeiro credor. Como resultado, o credor continua a efetuar as cobranças ou não envia o produto.

 

 

Como evitar

Para reduzir as chances de cair nesse golpe, é essencial ter atenção aos dados do beneficiário do boleto. Independentemente de como você vai pagar, essas informações são exibidas antes que você complete a transação.

Verifique sempre CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento e principalmente o valor para ter certeza de que está pagando o documento correto. Veja também se os três primeiros números do código de barras de fato correspondem ao código do banco.

Invasão em aplicativos

* Como é

O roubo de celulares e outros eletrônicos de uso pessoal não serve apenas para abastecer o mercado de aparelhos usados.

Hoje os criminosos conseguem usar dados guardados em e-mails, redes sociais ou outras ferramentas que estão em aparelhos roubados para recuperar ou mudar as senhas de aplicativos de bancos.

Tudo isso para entrar na sua conta, roubar o seu dinheiro e até fazer empréstimos no seu nome.

 

 

Como evitar

Mantenha os sistemas do seu celular ou computador sempre atualizados. Nunca use o recurso de “lembrar/salvar senha” em navegadores e sites.

Jamais anote senhas em bloco de notas ou em arquivos no aparelho.

Acione o bloqueio automático de tela mais rápido e desative notificações que são exibidas independentemente do bloqueio de tela inicial.

Utilize os recursos de biometria e reconhecimento facial se os seus dispositivos tiverem essa tecnologia.

Ative a dupla autenticação em todas as suas contas de internet como e-mail, aplicativos, sites etc.

Anote o código do IMEI do celular em algum local seguro para bloquear sua linha e o seu aparelho em caso de roubo ou perda.

Habilite a função de rastreio do celular para conseguir apagar os dados do seu aparelho e localizá-lo remotamente, se necessário.

Nossas dicas para você se prevenir

1. Guarde as suas senhas em local seguro

 

2. Ative o duplo fator de autenticação em sites e aplicativos

 

3. Preste atenção em ligações telefônicas

 

4. Nunca clique em links desconhecidos

 

5. Tenha cuidado com compras on-line

 

6. Faça operações bancárias com cautela

 

7. Não compartilhe seus dados em redes sociais

Ilustração de uma pessoa se prevenindo de golpes

Quer fazer uma denúncia?

Use nosso canal de denúncias, (seguro e exclusivo do Banco ABC) para comunicar condutas antiéticas ou que violem os princípios e/ou a legislação vigente.

Semana de segurança da FEBRABAN

A cada ano, a FEBRABAN(Federação brasileira de Bancos) realiza a semana da segurança digital que visa orientar a população sobre golpes e fraudes. Em sua quinta edição, o Banco ABC Brasil participou e produziu conteúdos em suas redes sociais para informar seus clientes e evitar os golpes mais comuns. Produzimos algumas postagens em nossas redes sociais e nosso Head de Prevenção a Fraudes e Compliance, Eduardo Muniz, preparou um um vídeo dando dicas de como se proteger e evitar esses golpes.

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Se ficar com dúvidas ou quiser relatar um golpe, use os canais a seguir:

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