Suporte

Sistema de Informação de Crédito – SCR

 

O que é SCR – Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil?

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central – SCR - é um banco de dados sobre informações remetidas ao Banco Central do Brasil, referente às operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por cliente perante instituições financeiras.

 

Qual a finalidade do SCR?

Fornecer informações ao Banco Central do Brasil, para fins de monitoramento do crédito no sistema financeiro e para o exercício de suas atividades de fiscalização;

Possibilitar a troca de informações entre instituições financeiras, permitindo uma avaliação mais precisa e segura do cliente quanto a capacidade de pagamento de operações de créditos contratadas. A decisão sobre a concessão de novas operações de crédito é exclusiva da instituição financeira, segundo sua política de crédito;

Permitir que o cliente consulte as obrigações de crédito de sua responsabilidade perante as diversas instituições financeiras brasileiras.

 

Formas de consulta às informações do SCR?

Os clientes, pessoa física ou jurídica, podem se cadastrar no Banco Central para acessarem, gratuitamente, por meio da internet, informações sobre operações de crédito registradas em seu nome no SCR. Acesse o link: https://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/p/REGISTRATO

Alternativamente, o relatório do SCR pode também ser fornecido aos clientes pelas Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente, ou por correspondência. Para maiores informações acesse o site: www.bcb.gov.br/scr

 

Procedimentos para correção, exclusão, cadastramento de medida judicial e registro de manifestação de discordância quanto às informações no SCR

As informações remetidas para fins de registro no SCR são de exclusiva responsabilidade das instituições financeiras, inclusive no que diz respeito às inclusões, às correções, às exclusões, às marcações sub judice, ao registro de medidas judiciais e de manifestações de discordância apresentadas pelos contratantes. Assim, somente a instituição financeira responsável pela inclusão da informação no SCR pode alterá-la ou excluí-la.

Qualquer solicitação neste sentido deverá ser feita através do Serviço de Atendimento ao Cliente Banco ABC Brasil – SAC no telefone 0800 724 7411, de 2° a 6° feira, das 9h às 18h ou se preferir através do e-mail: sac.abcbrasil@abcbrasil.com.br.

 

Informações Diversas

Os extratos das informações constantes no SCR são elaborados de acordo com critérios contábeis e metodologia específica estabelecidos pelo Banco Central do Brasil, podendo diferenciar-se daqueles apresentados por outros sistemas que tenham natureza e finalidade distintas;

As informações relativas ao montante de responsabilidades de clientes em operações de crédito são encaminhadas ao Banco Central do Brasil, com base no saldo existente no último dia do mês de referência, havendo, portanto, lapso temporal entre a remessa dos dados, seu processamento pelo Banco Central do Brasil e sua disponibilização no SCR.

 

A consulta sobre qualquer informação do SCR depende de prévia autorização do cliente.